Modalidades

- O Curso de Língua Chinesa é composto por seis níveis, de acordo com o exame de proficiência HSK;

- Desde 2015/1, o Instituto Confúcio passou a oferecer duas modalidades de curso: a modalidade de Língua e Cultura e a modalidade de Proficiência.

 

A. Língua e Cultura (LC)

A Aula de Língua e Cultura Chinesa é destinada aos alunos interessados em aprender a língua e ampliar seus conhecimentos sobre a cultura e a história da China. O método de ensino tenderá a ser mais flexível. Poderá haver um teste final para avaliação do aprendizado, mas a aprovação para o nível seguinte não dependerá de certificado HSK.

 

B. Proficiência (PROFIC)

A Aula de Proficiência em Língua Chinesa é direcionada a pessoas que visam aprender chinês com objetivos acadêmicos e profissionais. Tais objetivos podem compreender a obtenção de bolsas acadêmicas na China, de empregos em empresas chinesas ou que demandem alto nível de comunicação em chinês. A partir do nível 3, o método de ensino terá um grau de exigência maior. Para se matricular nos níveis 3, 4, 5 e 6, é necessário obter um certificado HSK do nível imediatamente anterior.

Nos níveis 3 e 4, esta modalidade tem duas aulas por semana: Chinês Abrangente, com o conteúdo básico do nível; e Compreensão e Pronúncia, exercícios específicos para essas habilidades. Já nos níveis 5 e 6 desta modalidade, há três aulas por semana. Além da Abrangente e da Compreensão e Pronúncia, há aula de Escrita e Redação. 

 

Os níveis 1 e 2 são idênticos para ambas as modalidades, havendo uma "bifurcação" a partir do nível 3, como mostrado abaixo. Nesse ponto do curso, o aluno deverá optar entre uma das modalidades.